Sr. Eugénio Custódio - Águas Frias, 1961

PANACEIAS PARA EVITAR ANGARANHOS E MÁS-SORTES

É dificil penetrar os segredos dos homens e mulheres de virtudes. Guardam-nos, transmitindo-os apenas aos seus; e durante gerações, esse saber acumulado vai-lhes servindo de ganha-pão e sobrevivência. Eugénio Cardoso não pensou nunca nessas coisas quando revelou grande parte dos seus saberes. Fê-lo com a genuina convicção de um serviço, seguro de que os conhecimentos revelados seriam de grande ajuda a todos que o lessem. Embora analfabeto, surpreendia no seu conhecimento popular a percepção e mesmo o entendimento de factos ligados às ciências e à filosofia.
Os mitos, as crenças populares, as superstições perdem-se na noite dos tempos. A sua origem está de certo ligada à fragilidade humana e à nossa total dependência de uma natureza que não controlamos e a um destino que desconhecemos.


Um espectacular livro do curandeiro algarvio Eugénio Cardoso, editado pela primeira vez em 1955. Contramargem orgulham-se de dar à estampa a sua 2ª edição. O verdadeiro conhecimento mágico popular: Rezas, defumadoiros, benzeduras, amuletos, talismãs, prognósticos e adivinhações.

Alguns exemplos da secção
"coisas que atraem a sorte ou a má sorte"

Casamento.
Nunca case a uma Sexta-feira, ou no mês de Maio! O mês mais favorável para o casamento é Junho. Nunca case entre a lua cheia e a lua nova, nem na data do seu aniversário ou do outro nubente. O dia mais favorável para o casamento é a Quarta-feira. O casamento nunca deve celebrar-se de modo a que o final da cerimónia termine depois do pôr-do-sol. Se uma aliança cair ao chão durante a cerimónia só o padre (ou o funcionário do Registo) a pode apanhar do chão! Se durante o copo d'água alguém partir inadvertidamente loiça então é seguro o êxito da ligação. A noiva nunca deve ajudar a preparar o bolo de noiva. O noivo atrai a sorte na vida se levar para a cerimónia três pedras de sal no bolso esquerdo.


Cemitérios.
Afaste-se deles porque estes lugares são sempre maléficos. Só deve lá entrar por uma razão específica. Nunca traga para casa nada que tenha estado num cemitério. Nunca passe por cima de uma campa.


Dinheiro.
Nunca deixe ou ponha dinheiro em cima das camas. Arranje uma moeda furada (só servem as furadas por acaso; os soldos furados ou as moedas chinesas não valem para nada) e outra torcida, traga-as sempre consigo. Se encontrar uma nota na rua, guarde-a como um poderoso talismã prendendo-a, dobrada, com um alfinete de ama que tenha servido em criança. Nunca use dinheiro espalhado por várias algibeiras, o dinheiro tem de andar sempre junto no mesmo bolso ou na mesma carteira.


Facas.
Nunca ofereça facas a ninguém sem receber uma moeda em troca; está a dar a sua força e felicidade. Tenha em casa ou traga consigo uma faca que é só sua; não deixe que ninguém a use ou lhe toque; quanto mais tempo a tiver, maior o seu poder. Sirva-se dessa faca o mais possível, ela atrai a felicidade. Toque na lâmina sempre que lhe apetecer, só lhe trará bem. Nunca coloque facas com o bico virada para si. Não corte e, sobretudo, nunca espete o pão com uma faca.

Queiti - a energia da terra
Editora Europa América À beira da falência

Outras obras da mesma colecção:
Nº 1 -
Mézinhas Populares do Algarve
Nº 2 -
Segredos da Medicina Natural
Nº 3 -
A Culinária do Amor - Prender pela Barriga
Nº 4 - Beleza e Juventude pelas Plantas.
(esgotado)
Nº 5 -
Panaceias para livrar de angaranhos e más-sortes
Nº 6 - A
prenda a deitar cartas
Nº 7
- A Fada do Lar. (esgotado)
Nº 8 - Livro das Profecias para o final do milénio
Nº 9 -
Os Presságios dos Sonhos (esgotado)
Nº 10 - Adivinhos, Cartomantes, Magos, Curandeiros, Quiromantes, Astrólogos, Videntes e demais gente de virtudes de Portugal
(em preparação)
Nº 11 - Enigmas e Mistérios do Algarve - 1º Volume
(em preparação)
Nº 12 - Curas caseiras e chás milagrosos (esgotado)



O verdadeiro conhecimento popular.
Todos os segredos para uma vida longa e saudável.

Alguns pontos de venda das Edições Contramargem:
Livrarias Bertrand - Livrarias Notícias - Livraria Clássica - Lojas FNAC - Celeiro - Bulhosa Livreiros - Branco e Ribeiro, Lda. - Livraria Portugal - Livª Ferin - Caiado e Reis Lda. - Livraria Escolar Editora - Livrarias Teorema - Livraria Clássica.

Contramargem Editores - Montes da Vala - Apartado 333 - 8400 Lagoa
Telefone: 282343561 - Telefone; 965550632/968062282 - Fax: 282343561
EMail:
contramargem@clix.pt


Compra e venda de propriedades no Algarve - imobiliarias - realestate